As informações são consideradas grandes ativos da empresa, pois são fontes de diferencial competitivo. Por isso, seu gerenciamento correto é necessário.

Porém, algumas empresas ainda negligenciam este fato e utilizam tecnologia ultrapassada para gerir as informações.

Sistemas desatualizados funcionam, mas são os maiores geradores de problemas e principal impeditivo na evolução tecnológica das empresas. Esses sistemas não possuem segurança adequada, raramente é possível integrá-los a qualquer outra ferramenta e, em sua maioria, geram perdas de dados importantes e grandes prejuízos às corporações.

São vários tópicos importantes e precisam, além de gerir corretamente os dados, devem levar em consideração a privacidade. Neste super eBook sobre 📒 Como a LGPD pode impactar seu negócio tem informações que podem ser úteis. Vale a pena conferir.

Vamos listar:

1. Problemas com a segurança

As atualizações são necessárias não só para agregar novos recursos e ajustar a interface gráfica do usuário, mas também para corrigir bugs, explorações e outras vulnerabilidades de segurança.

Outro ponto, muito importante, de atenção é a propensão a invasões, roubo de dados e erros de sistema. Isso para uma empresa pode ser muito prejudicial, fazendo-a perder dinheiro, tempo ou até mesmo levá-la à falência.

Portanto, um software antigo, além de não oferecer novos recursos, se torna um entrave no gerenciamento de informações.

2. Problemas com os custos

O fator econômico é a principal causa da resistência, de algumas companhias na hora de adquirir um novo software, até porque não se trata apenas da compra. É importante levar em consideração a implantação, testes, treinamentos e todo processo envolvido até sua conclusão total. No entanto, é importante colocar na balança quanto essa desatualização pode gerar perda de clientes, perda de colaboradores, perda de tempo e até multas.

Um software muito antigo não recebe as atualizações necessárias, não possui suporte, em algumas situações não possui profissionais capazes de operar e não contribui com a produtividade e agilidade da equipe.

Outra questão é que a tecnologia vai se atualizando e o software desatualizado acaba ficando pesado e lento demais para os padrões das novas configurações de TI. Imagine um colaborador tendo que explicar para o cliente que o sistema demora ou trava para realizar um cadastro, por exemplo. Não se pode correr o risco de fazer o cliente perder tempo, se não, quem perderá o cliente, será a empresa.

3. A nova gestão de informações

Até aqui você já deve ter percebido a importância de investir mais na área de TI e nos softwares da empresa. Os sistemas legados devem ser substituídos por softwares de gerenciamento de informações mais modernos.

Com a plataforma de gerenciamento correta, a empresa poderá reunir todos os dados e informações de que necessita em um só local, de forma segura e de fácil acesso para todos.

As modernas plataformas de gerenciamento de informações utilizam a automação e a Inteligência Artificial (IA) para agilizar processos e aprender continuamente. São mais leves e possuem recursos alocados na nuvem, e pelo fato de contarem com a criptografia de dados, oferecerem maior segurança.

Os benefícios de um investimento em um sistema de gestão de informações moderno incluem:

  • Fonte única e útil de dados;
  • Fácil acesso às informações, de qualquer dispositivo e em qualquer lugar;
  • Integridade e veracidade das informações;
  • Garantia de segurança das informações;
  • Relatórios completos;
  • Agilidade e automação;
  • Inteligência no tratamento dos dados;
  • Integração com a nuvem.

Os benefícios da aquisição de um sistema de gerenciamento de informações mais moderno e adaptado às novas estruturas de TI não são exclusivamente internos. Ao investir em mais tecnologia, os processos internos, a produtividade, a agilidade e a entregabilidade melhoram. Gerando uma maior satisfação de clientes e fornecedores.

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