A tecnologia permite autonomia e praticidade para as empresas no mundo todo, isso também se aplica no mercado de impressão e cópias. No entanto, imprimir centenas de páginas a um clique trazem novas preocupações. Desperdício com reimpressões, falta de previsibilidade financeira, custo total de propriedade e o impacto do consumo no meio ambiente surgem como os novos dilemas para o mercado corporativo.
A verdade é que quanto mais você precisa imprimir, é quando o toner – ou o cartucho de tinta – estão no fim.
Pensando nisso, selecionamos para você 5 dicas para economizar com suprimentos:
1. Não use Arial
A Arial pode parecer uma tipografia inocente, mas, na verdade, é uma das vilãs na hora de economizar. Você acredita que um estudante de apenas 14 anos, morador de Pittsburgh (EUA), descobriu que as empresas podem economizar até 27% com suprimentos, apenas trocando o tipo de letra por uma mais fina antes de imprimir?
O rapaz projetou uma economia de US$ 21 mil anuais em sua escolha e estendeu para os cálculos do governo norte-americano, descobrindo que a ação alcançaria uma redução de custo de incríveis US$ 324 milhões para os cofres públicos. Revertido para o real, com este dinheiro, daria para manter pelo menos 7 hospitais, por ano, aqui no Brasil.
Tente você também: Troque a fonte padrão de Arial para Times New Romam e economize até 27% em tinta.
2. Opte por preto-e-branco
Esta opção de economia só se aplica com documentos simples ou que seja apenas rascunho. Porém, mesmo se o objetivo é imprimir colorido, imprima os rascunhos em preto-e-branco e verifique muito bem se tudo está dentro do esperado antes de imprimir a versão final em cores.
O custo de impressão colorida pode ser até 12 vezes mais cara do que na impressão mono.
3. Padronize seus equipamentos
Torne seu parque de impressão sólido, com o mínimo de modelos de impressoras, ou melhor ainda, invista em multifuncionais. Isso proporciona controle no momento de adquirir suprimentos e permite descontos em compra no atacado. Se for necessário, consulte a Copsys para fazer um projeto de reengenharia de parque de impressão., receba suprimentos, suporte, pague por página impressa, saiba exatamente o custo por mês de impressão, entre outros benefícios.
4. Prefira disseminar documentos em formato digital
Na maioria das vezes, os textos nem sequer precisam ser impressos. Um exemplo bastante comum é o e-mail, sempre que for imprimir algum e-mail para mostrar a qualquer pessoa, analise e opte por encaminhar pelo próprio e-mail, ao invés de gastar papel e tinta com uma impressão sem necessidade. Experimente usar também um dispositivo móvel, um tablete, notebook ou até mesmo projetor. Se for necessário, transforme o arquivo em um formato compatível para visualização (ex: PDF, JPG, PNG)
5. Padronize seus equipamentos
Sempre que puder, recicle a carcaça do cartucho ou toner. Isso, além de promover a consciência sustentável na empresa, incentiva o reuso de objetos que iriam para o lixo. Leve sempre em consideração o meio ambiente antes de imprimir, pois, infelizmente, ainda não temos um botão para reimprimir o planeta.
Interessante como você pode economizar com suprimentos fazendo simples ações que você nem fazia ideia que poderiam te ajudar, não é?
Veja outras dicas importantes para economizar com suas impressões. E no seu escritório? O que você e seus colegas fazem para economizar com suprimentos? Comente aqui e assine nossa Newsletter para receber muitas dicas de impressão.