LGPD já está em vigor e se você não se adequar a ela, poderá encontrar problemas financeiros ou na reputação da sua marca. Afinal, os clientes não querem lidar com empresas que deixam seus dados vazarem. Se você quer fazer esse processo muito bem feito, o apoio de uma consultoria especializada é essencial.

Neste post, você entenderá por que a consultoria é tão importante para adequar a sua empresa à LGPD. Continue lendo até o fim e descubra como esse caminho pode valer a pena para sua empresa.

Diagnóstico completo de vulnerabilidades

Antes de mais nada, como você vai se adequar à nova lei se não sabe como ela afeta seu negócio? Por isso, o primeiro passo é um diagnóstico completo de todas as possíveis vulnerabilidades. Essas podem ser tecnológicas ou pessoais, além de depender do tipo de dado envolvido. Logo, existem algumas informações que não podem faltar no seu mapeamento:

  • tipos de dados que sua empresa trabalha;
  • volume de dados e todas as etapas de fluxo;
  • tecnologias envolvidas, incluindo locais onde o dado é armazenado;
  • origens dos dados, compartilhamento com parceiros e uso em campanhas de marketing;
  • outras empresas, pessoas e até mesmo países envolvidos.

Uma vez que todos esses pontos sejam identificados, a consultoria ajuda você a encontrar os maiores pontos de fragilidade. Esses pontos podem variar bastante, dependendo do nível de maturidade da empresa. Pode ser que ela esteja mais ou menos exposta tecnologicamente, por exemplo.

Em qualquer caso, pode ser necessário encontrar ferramentas tecnológicas que ajudem a lidar com o problema. Por exemplo, um programa de armazenamento em nuvem pode ajudar a catalogar todos os documentos, além de melhorar sua segurança.

Envolvendo as pessoas

Enquanto a tecnologia é a base da LGPD, as pessoas apresentam o outro grande pilar para essa transição ter sucesso. É um tema que afeta diversos departamentos, desde o jurídico até o de TI, passando pelo marketing e diversos outros. Cada um deles tem suas preocupações específicas, mas algo em comum é a conscientização.

Os colaboradores precisam entender por que esse processo é crucial, sendo mais do que um potencial custo para empresa com as multas. É uma transformação que visa mais do que tudo a satisfação do cliente. Sendo assim, cada departamento deve ser envolvido de uma forma:

  • jurídico: é a porta de entrada para a adequação à LGPD, trabalhando muito próximo à consultoria. O trabalho desses profissionais é entender bem a lei e criar em conjunto com os consultores um documento eficiente para toda a organização;
  • RH: outro departamento que atua em conjunto com os consultores. Não somente o RH precisa entender como lidar com os dados de colaboradores e candidatos, mas também realizar ações de conscientização e educação;
  • TI: o mais óbvio e mais diretamente afetado pela LGPD. No início do processo, os consultores trabalham com esse setor para implementar as novas tecnologias e, ao longo do tempo, o TI observa o andamento do processo e garante que os dados estão seguros;
  • marketing: esse é apenas um exemplo, mas pode ser qualquer setor que trabalhe com os dados. Não são especialistas em direito e em tecnologia, o que significa que precisam ser muito bem instruídos pelos consultores e profissionais de direito e TI.

Com tantas pessoas e tanta informação envolvida, a importância do consultor especializado fica clara. Seu trabalho é organizar todos esses ativos de modo a ajudar as empresas a conseguirem seu objetivo para se adaptar à LGPD.